sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Teste de pressão (vazamento / estanqueidade) em sistemas de ar condicionado VRF.

Teste de pressão (vazamento / estanqueidade)em sistemas de ar condicionado VRF. 

Passo a Passo para equipamentos que usam R410A.


vazamento vrf

O teste de pressão deve ser feito para garantir que não haja vazamento de gás refrigerante nem de óleo, e consequentemente perda de eficiência no sistema e da vida útil dos equipamentos, podendo causar superaquecimento do compressor e até o seu travamento. É um teste simples, porém de grande importância e que as vezes passa despercebido por muitos instaladores.

Sem mais explicações, mãos à obra.

Ferramentas e equipamentos: EPIs, cilindro de nitrogênio pressurizado, manifold e mangueiras para uso exclusivo de R410A.


Após finalizar os trabalhos na tubulação e antes de despejar a pré-carga de refrigerante que vem de fábrica nos condensadores, verifique se todas as válvulas de serviço estão fechadas, então deverá ser aplicada a pressão nos tubos de gás e de líquido com gás nitrogênio conforme diagrama abaixo:
diagrama vrf

Aplique a pressão gradualmente nesta sequência, sempre verificando se nas pausas existe queda de pressão, se houver, o sistema tem vazamento então elimine-o e recomece o processo novamente:

a)       5 kg/cm2 (75 psi) por 3 minutos;
b)      15 kg/cm2 (200 psi) por 3 minutos;
c)       40 kg/cm2 (600 psi) por 24 horas. 

Dica: Geralmente os vazamentos estão nas soldas e conexões.

Após pressurizar a linha em 600 psi, remova o cilindro de nitrogênio e anote a temperatura ambiente, pois o nitrogênio apresenta uma diferença de pressão conforme mudança de temperatura. A cada grau Celsius de diferença a pressão varia entre 0,1 e 0,3 kg/cm2  (1,5 e 4,5 psi). Por exemplo, se no início da etapa “c” a temperatura ambiente era de 33o C e após 24 horas mudou para 23o C, é normal existir uma diferença de pressão de 3 kg/cm2 (45 psi) pois 33o - 23o = 10o de variação de temperatura e 10o x 0,3 kg/cm2 =  3 kg/cm2. Caso a variação de pressão seja maior, procure por vazamentos.

1 comentários: