sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Explicando a famosa simultaneidade.

Como funciona a simultaneidade?

Descubra a maneira de usá-la como uma aliada e não uma inimiga.


simultaneirdade_vrf

Desde que se fala em compressores do tipo inverter, equipamentos VRF e multisplits, também se ouve sobre a famigerada simultaneidade. Porém muitos a usam de maneira aleatória se baseando apenas nos limites especificados pelos fabricantes e ignorando a sua aplicação para cada conceito de projeto. E isso acaba tendo como consequência a queda de rendimento do equipamento, maior consumo de energia e a redução da vida útil do equipamento, exatamente o contrário do que se espera ao usá-la.

Pra iniciar, vamos definir o que é simultaneidade segundo o dicionário:

"Qualidade de simultâneo. Existência ao mesmo tempo, de duas ou mais ações, coisas ou fatos."
Mas como aplicar isso no ar condicionado? Pra facilitar, descrevo abaixo um exemplo prático simplificado:
Imaginem uma casa dividida em apenas dois ambientes iguais, um com fachada leste que toma sol a manhã toda e outro com fachada oeste recebendo insolação a tarde inteira. Supondo que a sala do leste tenha seu pico de carga térmica calculado em 6 kW e a sala que toma sol a tarde em 7 kW, qual seria a capacidade necessária de um único condensador para atender os 2 evaporadores?

Sem a simultaneidade a nosso favor ou se usássemos splits simples (1x1), seriam 13 kW, certo? A somatória das cargas térmicas máximas necessárias. Porém como as salas estão em lados opostos e em quanto uma recebe grande insolação a outra não, calculamos as cargas térmicas SIMULTANEAMENTE e usamos o pior caso para determinar a potência da unidade externa.


Como você pode ver no desenho, na parte da manhã a soma das cargas atinge 9 kW enquanto à tarde chega em 10 kW, então a máquina condensadora ideal para atender as cargas simultâneas seria uma de 10 kW. Caso a escolha tivesse sido a de 13 kW teríamos um custo maior de instalação devido ao equipamento, tubulação mais espessa etc; e um custo operacional maior, considerando que para alimentar um compressor mais potente o consumo de energia provavelmente iria aumentar.

Esse foi um exemplo considerando apenas diferentes horários de insolação, vale lembrar que a carga térmica depende de outros fatores, como ocupação, dissipação de calor no ambiente por iluminação e por equipamentos, então a simultaneidade deve ser estudada especificamente em cada projeto.


Tem mais alguma dúvida, sugestão ou encontrou algum erro? Entre em contato comigo por aqui ou pelo email irwing.rich@outlook.com.

Abraços.

0 comentários:

Postar um comentário