sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Como fazer procedimento de vácuo em sistemas VRF

Como fazer procedimento de vácuo em sistemas VRF.

Passo a Passo para equipamentos que usam R410A.

 

procedimento vácuo ar condicionado



O procedimento de vácuo é obrigatório após o teste de pressão, e tem 2 funções: A primeira é remover o ar para evitar que a pressão na linha fique mais alta que o normal e provoque perda de rendimento, mal funcionamento e possível queda do compressor toda umidade da tubulação; A segunda, é remover toda umidade para impedir que haja possível congelamento no capilar bloqueando a passagem do refrigerante e causando mal funcionamento, e também evitar a hidrólise do óleo que gera ácido e corrói os componentes dos equipamentos.
Além disso o R410A usa lubrificante sintético POE (poliéster) que é 10 vezes mais sensível a umidade do que o R22, isso torna o procedimento feito corretamente de extrema importância.

Ferramentas e equipamentos: EPIs, manovacuômetro, manifold, bomba de vácuo e mangueiras para R410A.


Obs.: Geralmente as condensadoras vem com uma carga de refrigerante de fábrica, então as  válvulas de serviço da condensadora devem permanecerem fechadas e só devem serem abertas as válvulas de serviço que conectam a tubulação, conforme diagrama abaixo:

vacuo em ar condicionado

Mãos a obra:

Ligue a bomba de vácuo com as manoplas do manifold fechadas e veja se o manovacuômetro indica pressão abaixo de 500 microns. Agora feche a válvula de bloqueio e confirme se o vácuo não é perdido.

Com a bomba de vácuo acionada, abra as manoplas de baixa, alta e válvula de serviço.

Mantenha a bomba de vácuo por mais uma hora após o a pressão estiver inferior a 1000 microns no manovacuômetro.

Após esses três procedimentos, feche a válvula de bloqueio e desligue a bomba, espere cinco minutos para ver se a pressão não passa de 1000 microns.

Caso não haja indicação de vazamento ou umidade, o vácuo está pronto para ser quebrado com o refrigerante.

Sempre anote o valor de vácuo estabilizado e o tempo de vácuo para futuras consultas.

1 comentários: