sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ar condicionado causa problemas nasais?

Ar condicionado causa problemas nasais?

Especialistas norte americanos comentam sobre o assunto.




A resposta é SIM, por uma série de motivos o ar condicionado PODE causar escorrimento ou congestão (entupimento) no nariz em algumas pessoas.
"Aceite ou sue!" Dr. Richard Lebowitz, otorrino da NYU Langone Medical Center.
Primeiramente, entrar em uma sala fria e com baixa umidade do ar, pode desencadear um nariz escorrendo, do mesmo jeito que caminhar num dia frio de inverno leva as pessoas a procurarem por lenços de papel, diz Dr. John Ohman, diretor da área de alergias do Tufts Medical Center (Centro de Pesquisas e Universidade em Boston-Massachusetts). O ar frio parece ativar um sinal no sistema nervoso que atua no nariz, causando a produção de muco pelas glândulas nas membranas nasais, um problema que é comum naqueles que já possuem certas alergias. Mas mudanças de temperatura e umidade devem causar apenas leves congestões nasais, comenta o Doutor.

Segundo a Dra. Maria Garcia-Lloret, alergista da UCLA School of Medicine (Escola de Medicina da Universidade de Los Angeles), as pessoas alérgicas podem sentir a congestão porque pequenas partículas, como pólen, mofo, ácaros e outros poluentes acabam ficando presos no filtro do ar condicionado e depois são jogados no ar quando a máquina entra em funcionamento. Poluentes e bactérias não causariam uma reação alérgica por si só, ela diz, mas podem irritar o nariz. Já a exposição a esporos de mofo pode causar reações alérgicas duradouras.

O Dr. Richard Lebowitz, otorrino da NYU Langone Medical Center (Centro médico da Escola de Medicina de Nova Iorque) enfatiza a troca frequente do filtro do ar condicionado. “Se você não mantém isso em ordem e tudo que você respira é filtrado por essa enorme lâmina de poeira, você não está se ajudando” ele ressalta.
Ar condicionado com filtro limpo pode reduzir os problemas nasais mantendo os causadores de alergia fora do ar, diz Dr. Lebowitz. Mas não existe maneira de evitar a congestão causada pela mudança de temperatura e umidade. “Aceite ou sue”, ele ironiza.

O texto recomenda a troca do filtro, porém atualmente existem filtros opcionais que decompõem ácaros mortos, pólen e outros elementos causadores de alergia que não necessitam de trocas tão frequentes. Além disso um bom plano de manutenção com limpezas regulares também evita isso.

Texto original do The New York Times

0 comentários:

Postar um comentário